31 de janeiro de 2012

Star Trek - IDW # 04

Criada em 1966, a série Jornada nas Estrelas (Star Trek) conta a história da nave Enterprise e de seus tripulantes, que exploram o espaço sideral. São liderados pelo Capitão James T. Kirk, pelo oficial de ciências alienígena Spock e pelo médico de bordo Leonard McCoy.

Tradução & Letras: ZeAlfie27

28 de janeiro de 2012

Jornada nas Estrelas - Deep Space Nine # 06


Retornando de uma missão exploratória, Sisko e a tripulação da Defiant observam uma anomalia espacial inexplicável. Quando eles passam perto, a anomalia entra em colapso, danificando a nave e atraindo a atenção da Aliança Shirn.
Sisko é acusado de causar a morte de um piloto Shirn que estava tentando navegar pela anomalia.

11 de janeiro de 2012

Jornada nas Estrelas - Episódios da Série Clássica - Vol.04

# Arena - É o resultado da adaptação que Gene Coon fez de um conto do escritor norte-americano Frederic L. Brown (também apresentado no episódio Fun and Games do seriado A Quinta Dimensão), através do qual um dos principais colaboradores de Gene Roddenberry tratou de um dos temas favoritos da série: o de que a ignorância que gera o preconceito deve ser superada caso a humanidade queira partilhar o Universo com outras civilizações. Essa convicção de que o preconceito deve ser dominado para que a humanidade tome seu lugar ao lado de outras civilizações inteligentes é um dos fatores fundamentais para a popularidade que a série alcançou. A vitória conseguida por Kirk (depois de compartilhar seu medo e fraqueza vinculado a um instintivo medo de répteis) serve para aumentar a fé nos princípios de Star Trek.

# O Fator Alternado - É , sem dúvida, um dos mais curiosos episódios de Star Trek porque tinha tudo para ser uma das melhores histórias da série, mas acabou comprometida por vários elementos mal resolvidos. No entanto, trata-se de uma história muito interessante, a primeira no seriado que menciona a possibilidade de uma invasão de outra Galáxia. Infelizmente, apresenta uma edição tão ambígua e irregular que, por exemplo, fica muito difícil para o telespectador distinguir, em qualquer momento, qual é o Lázarus lúcido e o Lázarus insano.

# Amanhã é Ontem - Esse é, sem dúvida, um dos episódios mais populares da série e não sem motivo: é uma história leve, cheia de aventura com momentos engraçados e mexe com a viagem no tempo (tema sempre favorito). Mais do que isso, é a reprodução da realização do sonho de qualquer fã do seriado: um homem do século XX visitando uma nave como a Enterprise.

# Hora Rubra - Este é o primeiro episódio de Star Trek a utilizar o enredo do "computador supremo que conduz os destinos de todo um planeta versus o direito do indivíduo ao livre arbítrio". Também inicia a discussão sobre a costumeira atitude do capitão Kirk em violar a Primeira Diretriz, a lei que proíbe a interferência da Federação na cultura de planetas alienígenas. Na edição final do episódio exibido na tevê, a participação final do tripulante Lindstrom e seu envolvimento romântico com Tula acabam eliminados, o que James Blish resgata um pouco nessa sua adaptação. Também é um dos poucos episódios em que o sr. Sulu deixa de ser aquele personagem que gosta de "tirar sarro" para possibilitar ao ator George Takei mostrar um personagem bem mais guerreiro.

# Um Gosto de Armagedom - Em plena Guerra Fria dos anos 60, Star Trek antecipou os jogos de guerra dos anos 80/90: esse é o tema básico de Um Gosto de Armagedon, um episódio que curiosamente complementa seu antecessor, A Hora Rubra. Se neste último, um computador determina a vida dos habitantes de um planeta, no outro a máquina decide a hora de sua morte. É a guerra limpa e tecnológica, o mesmo espetáculo de pirotecnia fatal que presenciamos na Guerra do Golfo. E, mais uma vez, Kirk encontra uma situação em que se sente moralmente obrigado a violar a Primeira Diretriz, atitude aplaudida por uns e reprovada por outros. Da mesma forma, encontramos um novo representante diplomático da Federação, que prima por sua irritante mentalidade burocrática, só que, dessa vez, sua presença acaba tendo mais utilidade.

# Semente do Espaço - Esse é o episódio que deu origem ao segundo longa-metragem de cinema, Jornada nas Estrelas II: A Ira de Kahn, que trouxe de volta Kahn Noonian Singh, o implacável vilão vivido por Ricardo Montalban, uma dos mais marcantes persongens da série. Traçando o paralelo de como um homem renascentista se comportaria em nosso século, o roteirista Carey Wilbur teve a idéia de questionar como um homem do passado se comportaria na época da Enterprise. No roteiro original, no entanto, Kahn era apenas um criminoso fanático e de nome Harold Ericcson, uma reminiscência dos antigos vikings, deportado por seus crimes. Ericcson acabou virando Kahn, o produto da engenharia genética do seu tempo, um super-homem com superintelecto e superambições. Em uma espantosa mostra de chauvinismo, Khan tira proveito da atração que a historiadora Maria sente por ele. Ela estudou tipos históricos em sua carreira profissional e quando se confronta com um deles em carne e osso suas fantasias têm precedência sobre sua lealdade para com a Frota. Ela escolhe tornar-se uma exilada e se entrega a Khan. Tudo isso é surpreendente se considerarmos que Star Trek é conhecido como uma série que exibe a igualdade entre sexos. Na adaptação de James Blish o confronto direto, como mostrado no episódio, entre Kahn e Kirk acaba sendo superado por uma disputa intelectual entre o vilão e o sr. Spock.

1 de janeiro de 2012

Jornada nas Estrelas e Legião de Super heróis

Minissére de seis edições , parceria entre a IDW e a DC Comics, a Legião irá se perder no Século XXIII, e lá, num universo nada familiar, encontrará pela primeira a USS Enterprise e toda a equipe do Capitão Kirk e de Spock. 

A história é escrita por Chris Roberson, nomeado recentemente ao Eisner Awards, e desenhada por Jeffrey Moy, além de ter capas dos veteranos Phil Jimenez e Keith Giffen.

Esta série ainda sendo traduzida. A medida que forem finalizadas as edições serão disponibilizadas no Link abaixo :