6 de setembro de 2016

Prelúdio para Axanar - Legendado




Star Trek: Axanar, é um filme independente de Jornada nas Estrelas, feito por profissionais do cinema, alguns até com experiência anterior nos filmes oficiais da franquia, mas totalmente produzido por fãs para os fãs, através de doações.

O filme se posiciona 21 anos antes do primeiro episódio de Jornada nas Estrelas original, “Where no Man has gone before” ou Onde nenhum homem jamais esteve, ou seja, acontece antes da era do Capitão James T. Kirk.

Axanar refere-se ao planeta na fronteira da Federação e no espaço Klingon onde a Batalha de Axanar (mencionado em TOS) ocorreu. Garth de Izar, o lendário capitão da Frota Estelar que foi o herói do capitão Kirk, considerado por ele o modelo para as futuras gerações de oficiais da frota estelar, é o capitão da USS Ares e é a figura central para Prelúdio e um próximo filme a ser criado pela mesma equipe (a ser financiado pelo seu próprio projeto Kickstarter).

Mas seu lançamento, foi interrompido pelo processo em que o estúdio Paramount acusava os produtores de infringir direitos autorais e a notícia pegou mal entre os fãs da saga, que arrecadaram mais de um milhão de dólares através do sistema de financiamento coletivo Kickstarter para produzir um filme com atores conhecidos, como Richard Hatch, Kate Vernon (o primeiro da versão original de Battlestar Galactica, a segunda do remake feito neste século), J. G. Hertzler (da série do universo de Jornada nas Estrelas Deep Space Nine) e Gary Graham (da série Star Trek: Enterprise).

Recentemente a Paramount abandonou o processo que movia contra os produtores do filme Star Trek: Axanar A retirada do processo permite que o filme volte a estrear e abre uma jurisprudência sem precedentes para o direito autoral neste século. O porta-voz das notícias foi o próprio J.J. Abrams, que continua como produtor do novo filme, e resumiu o gesto em uma frase: ''Essa não é a forma apropriada de tratar os fãs.''

O filme foi apresentado em 2014 com um impressionante prelúdio de 20 minutos: Este prelúdio tem um curto olhar histórico para os eventos que antecederam a batalha, e ele vai ser o evento central do filme Axanar, que ainda vai ser filmado . "Prelúdio para Anaxar" mostra como a Frota Estelar construiu sua frota, como eles enfrentaram e venceram uma frota Klingon que vinha conquistando sistemas estelares por séculos e como Garth de Izar chegou a ser considerado como o maior capitão da Frota Estelar.

Legenda de Edgard Souza

Fontes