21 de abril de 2010

Leonard McCoy



O Dr. Leonard Horatio McCoy é um personagem principal da telessérie americana de ficção científica Star Trek e dos seis primeiros longa-metragens de Star Trek para o cinema, interpretado pelo ator DeForest Kelley. McCoy não cursou a Academia da Frota Estelar, mas deteve, ao longo da série, as patentes de 1º Tenente e de Capitão-Tenente (Lieutenant Commander, em inglês) da Frota Estelar. Aparece, também, no episódio-piloto da telessérie Star Trek: The Next Generation, já com o posto de Almirante.

McCoy, um médico e oficial-médico-chefe da nave estelar Enterprise, é um dos três personagens mais importantes da série clássica de Star Trek, servindo de contrapeso humanista e emocional para a mente lógica do Sr. Spock. O personagem é por vezes irritadiço e irracional, como no caso de sua desconfiança de tecnologia, em especial do Teletransporte. Vez por outra, faz até mesmo comentários preconceituosos contra a origem vulcana do Sr. Spock.

O personagem costuma ser tratado pelos companheiros a bordo da Enterprise como Bones (do inglês Sawbones, algo como "serra-ossos", uma forma coloquial de se referir a um médico ou cirurgião). Na versão dublada da série no Brasil, o termo foi traduzido como "Magro".

McCoy é famoso por repetir, ao longo da série, as frases (ou alguma variação delas):

- I'm a doctor, not a… ("sou um médico, não um…"), com diversas conclusões (um pedreiro, um mecânico, um mágico, uma escada-rolante etc.).
- He's dead, Jim ("ele está morto, Jim"), ao atestar a morte de algum personagem para o Capitão (Jim) Kirk.