18 de abril de 2010

Star Trek: Deep Space Nine (1993–1999)



Star Trek: Deep Space Nine recebeu em Portugal o título de "O Novo Caminho das Estrelas", mas à semelhança de Star Trek Next Generation esta tradução não obteve sucesso; apenas as primeiras temporadas foram transmitidas na TVI. No Brasil, a série foi chamada de "Jornada nas Estrelas: A Nova Missão" quando exibida em TV aberta (sendo que esta denominação não é muito usada entre os fãs) e "Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine" na TV por assinatura. Nos EUA, as suas sete temporadas foram transmitidas concomitantemente com outras séries Star Trek: a segunda metade da sexta e a totalidade da sétima temporada de TNG e as primeiras cinco temporadas de VOY. Esta série narra os acontecimentos passados na estação espacial Deep Space Nine, a qual se situa perto de um "buraco de verme" (os tradutores brasileiros preferem usar o termo "fenda espacial" ou "buraco de minhoca") que permite uma viagem imediata para o distante Quadrante Gama da galáxia. Este fato torna a estação um posto tático importante e um centro de comércio vital para aquela grande área do espaço por explorar. Deep Space Nine partilha alguns dos mesmos temas utópicos das séries anteriores, embora se foque mais em guerra, religião e política, entre outros assuntos.

Entre 2003 e 2004, as caixas de DVDs de todas as sete temporadas da série foram oficialmente lançadas em Portugal, tratando-se contudo da versão britânica, não tendo legendas em português nem estando previsto a disponibilização de uma edição nesse sentido.

No Brasil, a série foi exibida pela Rede Record e é transmitida até hoje pelo Sci-Fi Channel. As duas primeiras temporadas em DVD região 4 foram lançadas no Brasil em 2007, e a terceira temporada em 2008.