18 de abril de 2010

Star Trek: A Série Original (1966–1969)



Star Trek (The Original Series) estreou na estação televisiva NBC em 8 de Setembro de 1966. Contava a história de uma tripulação da nave estelar USS Enterprise da Federação dos Planetas Unidos e as suas aventuras "onde nenhum homem se tinha atrevido a estar antes" ("onde nenhum homem jamais esteve", no Brasil). Numa visão utópica do século XXIII, estes personagens encontravam-se numa missão de cinco anos para explorar novos mundos e procurar novas formas de vida e civilizações.

A série teve um filme piloto, com Jeffrey Hunter como o capitão da nave estelar. O filme terminou por não ser exibido, mas suas imagens foram aproveitadas num episódio em duas partes da série. Os únicos atores da série a participar do filme foram Leonard Nimoy, como Spock, e Majel Barrett, como "Número Um" ("Imediato"), personagem que não foi incluída na série por exigência da Paramount. Majel Barrett (que viria a casar-se com Gene Roddenberry) continuou na série no papel da enfermeira Christine Chapel.

Os níveis de audiência eram baixos e a renovação de contratos publicitários difícil, pelo que houve intenção da cancelar no final da segunda temporada. Deve-se aos fãs da série e à sua campanha sem precedentes ter convencido a NBC a produzir uma terceira temporada. O último episódio desta foi transmitido em 3 de Junho de 1969, muitos culpando as fracas audiências desta temporada o ter passado a ser transmitido às sexta-feiras à noite.

A série tornou-se um fenómeno de popularidade crescente com a repetição em outros canais dos seus episódios, fazendo aumentar o número de fãs, os quais são denominados Trekkies. Inclusivamente, o regresso de uma nova série (Star Trek: Fase Dois) com os mesmos actores esteve iminente com o início das filmagens dez anos mais tarde, mas os responsáveis acabariam por voltar atrás nas suas intenções e optarem por lançar um filme para os cinemas, Star Trek: The Motion Picture ("O Caminho das Estrelas — O Filme", em Portugal; no Brasil, "Jornada nas Estrelas: O Filme"), o primeiro de seis com os personagens da série original. O sétimo incluiria ainda alguns personagens da Série Original.
Leonard Nimoy, o Sr. Spock, dando autógrafos em uma convenção da Star Trek

Nos EUA, a primeira série foi rebaptizada com o sub-título The Original Series ("A Série Original"), cuja sigla é TOS, de modo a distingui-la das séries que se seguiram (The Animated Series, The Next Generation, Deep Space Nine, Voyager e Enterprise).

Em Portugal, a série foi transmitida pela primeira vez na RTP1 nos anos 1970, com muito sucesso. Curiosamente, só no primeiro quinquénio do século XXI voltou a ser retransmitida, desta vez na SIC Radical. Entre 2004 e 2005, os portugueses puderam ter acesso às três caixas de DVDs com as respectivas temporadas.

Enquanto que a expressão "O Caminho das Estrelas" foi a utilizada em Portugal para traduzir Star Trek na série original e no primeiro longa-metragem, nos filmes e séries subsequentes optou-se pela expressão original, não sendo realizada a tradução, com excepção da série Star Trek: The Next Generation, na qual foi tentada sem sucesso a tradução "O Caminho das Estrelas: A Geração Seguinte", posteriormente substituída pela designação inglesa.

No Brasil, a série estreou pela extinta TV Excelsior no final dos anos 1960 e foi reexibida pela Rede Bandeirantes, Rede Manchete, Rede Record e Canal USA. Recentemente foi exibida pela Rede 21. As três temporadas também foram lançadas em DVD no mercado brasileiro.

Fonte Wikipédia