1 de maio de 2010

Jean-Luc Picard


Jean-Luc Picard é o personagem protagonista da telessérie de ficção científica Star Trek: The Next Generation (no título original em inglês, ou TNG) e dos mais recentes longa-metragens de Star Trek para o cinema, interpretado pelo ator Patrick Stewart. Picard é um oficial da Frota Estelar, comandante das naves estelares USS Enterprise-D e Enterprise-E com a patente de Capitão (Captain, em inglês).

Picard se sente extremamente mal por ter a continuidade dos Picard em sua mão depois que seu irmão e seu sobrinho morreram em um trágico incêndio, Jean-Luc convenceu James T. Kirk a sair do Nexus, para ajudá-lo a salvar um planeta e sua população, levando à destruição da Enterprise-D. Picard comandou a Enterprise-E, e alguns anos depois, encontrou um clone seu, sendo criado por Remanos, o clone precisava do sangue de Picard para sobreviver.

Em vários episódios é sentida uma tensão sexual entre Jean-Luc e Beverly Crusher, o marido dela morreu sob o comando de Picard.

Na História em quadrinhos Countdown', é visto como embaixador da federação residente em Vulcano, enquanto Data comanda a Enterprise.

O personagem foi criado por Gene Roddenberry e batizado em homenagem ao Dr. Jean Piccard, um cientista e balonista suíço.

Stewart relembra como ele se tornou o Capitão Picard de Star Trek: The Next Generation: "Eu fui a Hollywood porque eu estava dando um curso na UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) e um produtor da Paramount havia se inscrito nele. Assim foi como eu abri a porta de Jornada. É engraçado. Eu não estava correndo atrás de um papel para séries televisivas em Hollywood, foi pura sorte. Então você tem a medida certa da sorte. Estar na hora certa, no lugar certo."

Sua boa sorte significou que ele substituiria o legendário capitão James T. Kirk. Era tentador pensar que haveria algum profissional a rivalizar a bordo da nave Enterprise? Respondeu Stewart: "Não, não havia nada igual a isso. Houve um pouco de comentário irônico bem no começo, quando as pessoas diziam que ‘você estava seguindo os passos de Kirk’…Eu estava construindo os meus próprios passos."

Um comentário:

  1. Realmente, o Capitão Jean-Luc Picard conseguiu construir um personagem bem diferente do Capitão Kirk. Primeiro, que ele não era aquele conhecido capitão que não perdia um rabo de saia dando sopa por aí, segundo que ele era o mais culto da nave.
    Vê-lo defender a nação francesa (origem do personagem) era uma das minhas melhores diversões.
    Adorei vê-lo no X-Man!!! Parece que ele não envelhece nunca! Deu uma saudaaaadeeeee!!!!
    Beijos, Ben.

    ResponderExcluir