1 de maio de 2010

Jean-Luc Picard


Jean-Luc Picard é o personagem protagonista da telessérie de ficção científica Star Trek: The Next Generation (no título original em inglês, ou TNG) e dos mais recentes longa-metragens de Star Trek para o cinema, interpretado pelo ator Patrick Stewart. Picard é um oficial da Frota Estelar, comandante das naves estelares USS Enterprise-D e Enterprise-E com a patente de Capitão (Captain, em inglês).

Picard se sente extremamente mal por ter a continuidade dos Picard em sua mão depois que seu irmão e seu sobrinho morreram em um trágico incêndio, Jean-Luc convenceu James T. Kirk a sair do Nexus, para ajudá-lo a salvar um planeta e sua população, levando à destruição da Enterprise-D. Picard comandou a Enterprise-E, e alguns anos depois, encontrou um clone seu, sendo criado por Remanos, o clone precisava do sangue de Picard para sobreviver.

Em vários episódios é sentida uma tensão sexual entre Jean-Luc e Beverly Crusher, o marido dela morreu sob o comando de Picard.

Na História em quadrinhos Countdown', é visto como embaixador da federação residente em Vulcano, enquanto Data comanda a Enterprise.

O personagem foi criado por Gene Roddenberry e batizado em homenagem ao Dr. Jean Piccard, um cientista e balonista suíço.

Stewart relembra como ele se tornou o Capitão Picard de Star Trek: The Next Generation: "Eu fui a Hollywood porque eu estava dando um curso na UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) e um produtor da Paramount havia se inscrito nele. Assim foi como eu abri a porta de Jornada. É engraçado. Eu não estava correndo atrás de um papel para séries televisivas em Hollywood, foi pura sorte. Então você tem a medida certa da sorte. Estar na hora certa, no lugar certo."

Sua boa sorte significou que ele substituiria o legendário capitão James T. Kirk. Era tentador pensar que haveria algum profissional a rivalizar a bordo da nave Enterprise? Respondeu Stewart: "Não, não havia nada igual a isso. Houve um pouco de comentário irônico bem no começo, quando as pessoas diziam que ‘você estava seguindo os passos de Kirk’…Eu estava construindo os meus próprios passos."