9 de maio de 2010

Natasha Yar

Natasha Yar (ou Tasha Yar) é uma personagem principal da primeira temporada da telessérie Star Trek: The Next Generation, interpretada por Denise Crosby. Ela é chefe de segurança da USS Enterprise-D, com a patente de 1º Tenente.

Natasha (ou Tenente Yar, como é chamada pela tripulação) nasceu no planeta Turkana 4, filha de colonizadores ucranianos. Com 5 anos, perdeu seus pais (assassinados) e teve de lutar pela sobrevivência, fugindo de caçadores de escravos, e para cuidar da irmã mais nova, Ishara Yar.

Aos 15 anos, conseguiu fugir de Turkana 4 e alistou-se na Frota Estelar. Sua coragem chamou a atenção do capitão Jean-Luc Picard, que a requisitou para servir na Enterprise, sob seu comando.

Em 2364, quando participava de uma missão de resgate em Vagra II, foi morta brutalmente por uma criatura alienígena. Em 2366, Tasha reaparece, mas agora em um universo alternativo, ainda como chefe de segurança da Enterprise-D. Essa situação só é desmistificada com ajuda de Guinan, crendo que há algo errado na aparição de Tasha viva naquele universo, garantido ao Capitão Picard que a moça não devia existir naquela realidade. Tasha se envolve romanticamente com o Primeiro Oficial (Richard Castillo), da Enterprise-C, que reaparece neste episódio. Então, ela decide partir com a Enterprise-C, onde pode mudar seu futuro, em vez de ficar na Enterprise-D e conseqüentemente não existir mais.

Anos depois, podemos ainda ver a mesma atriz Denise Crosby com o a romulana ardilosa e traiçoeira na guerra civil klingon 2367-2368 . E faz Serla, filha de Tasha com um general romulano. Isso ocorreu no universo alternativo quando Tasha é transferida para a Enterprise-C, e no meio do ataque romulano em uma base klingon (Khitomer) Tasha é capturada pelo General romulano, que a transforma em sua consorte. Serla nasce em 2345. Assim, Tasha tem mudado o rumo de seu destino, mas morre ao tentar um fuga desesperada com a filha com 4 anos de idade.