30 de abril de 2010

Hikaru Sulu


Hikaru Sulu é um personagem principal da telessérie americana de ficção científica Star Trek e dos seis primeiros longa-metragens de Star Trek para o cinema, interpretado pelo ator George Takei. Na série, servia como oficial do leme da nave estelar USS Enterprise (exceto pelo episódio-piloto, no qual era um físico); no longa-metragem Star Trek VI: The Undiscovered Country, o personagem é o capitão da nave USS Excelsior.

Pavel Chekov


Pavel Andreyevich Chekov (Павел Андреевич Чеков, em cirílico) é um personagem principal da telessérie americana de ficção científica Star Trek e dos seis primeiros longa-metragens de Star Trek para o cinema, interpretado pelo ator Walter Koenig. De origem russa, o personagem aparece na segunda temporada da série e atua como oficial de navegação, com a patente de Alferes da Frota Estelar. Sua promoção a 1º Tenente no longa-metragem Star Trek: The Motion Picture transfere-o para o posto de oficial tático a bordo da nave estelar USS Enterprise. Em Star Trek II: The Wrath of Khan, já havia sido transferido para nave USS Reliant, com a patente de Capitão-de-Fragata (Commander, em inglês) e o posto de imediato. A partir do filme Star Trek V: The Final Frontier, Chekov serve como oficial de navegação a bordo da nave Enterprise-A.

Uhura



Uhura é uma personagem principal da telessérie americana de ficção científica Star Trek e dos seis primeiros longa-metragens de Star Trek para o cinema, interpretada pela atriz Nichelle Nichols. A personagem atuou como oficial-chefe de comunicações das naves USS Enterprise e USS Enterprise-A. Ao longo da série e dos longa-metragens, foi promovida da patente de 1º Tenente para as de Capitão-Tenente (Lieutenant Commander, em inglês) e Capitão-de-Fragata (Commander) da Frota Estelar.

Na história da televisão dos EUA, o personagem é conhecido por participar do primeiro beijo interracial transmitido naquele país, com o Capitão James T. Kirk.

Montgomery Scott



O Engenheiro Montgomery Scott (Scotty) é um dos personagens principais do seriado americano de ficção científica Star Trek: A Série Original e dos sete primeiros longa-metragens para o cinema, sendo interpretado pelo ator James Doohan. O personagem ocupava o posto de engenheiro-chefe a bordo das naves estelares Enterprise e Enterprise-A. Na série, detém a patente de Tenente-comandante (Lieutenant Commander, em inglês); a partir do longa-metragem Star Trek: The Motion Picture, foi promovido a Comandante (Commander) da Frota Estelar.

Scotty tem uma participação especial no episódio Relics, da série Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (Star Trek: The Next Generation),o qual tinha um tom de despedida do velho engenheiro da Enterprise,agora Scotty navega pela galaxia procurando coisas para consertar. O personagem tem origem escocesa,deixando explicito com a gaita de folio,scotch e trajes tipicos (James Doohan sempre atuou como Scooty falando com um sotaque típico da Escócia) e adora beber um bom whisky.

21 de abril de 2010

Leonard McCoy



O Dr. Leonard Horatio McCoy é um personagem principal da telessérie americana de ficção científica Star Trek e dos seis primeiros longa-metragens de Star Trek para o cinema, interpretado pelo ator DeForest Kelley. McCoy não cursou a Academia da Frota Estelar, mas deteve, ao longo da série, as patentes de 1º Tenente e de Capitão-Tenente (Lieutenant Commander, em inglês) da Frota Estelar. Aparece, também, no episódio-piloto da telessérie Star Trek: The Next Generation, já com o posto de Almirante.

McCoy, um médico e oficial-médico-chefe da nave estelar Enterprise, é um dos três personagens mais importantes da série clássica de Star Trek, servindo de contrapeso humanista e emocional para a mente lógica do Sr. Spock. O personagem é por vezes irritadiço e irracional, como no caso de sua desconfiança de tecnologia, em especial do Teletransporte. Vez por outra, faz até mesmo comentários preconceituosos contra a origem vulcana do Sr. Spock.

O personagem costuma ser tratado pelos companheiros a bordo da Enterprise como Bones (do inglês Sawbones, algo como "serra-ossos", uma forma coloquial de se referir a um médico ou cirurgião). Na versão dublada da série no Brasil, o termo foi traduzido como "Magro".

McCoy é famoso por repetir, ao longo da série, as frases (ou alguma variação delas):

- I'm a doctor, not a… ("sou um médico, não um…"), com diversas conclusões (um pedreiro, um mecânico, um mágico, uma escada-rolante etc.).
- He's dead, Jim ("ele está morto, Jim"), ao atestar a morte de algum personagem para o Capitão (Jim) Kirk.

Spock


 Senhor Spock é uma personagem da série original de televisão Star Trek (O Caminho das Estrelas em Portugal, ou Jornada nas Estrelas no Brasil), interpretado por Leonard Nimoy. Spock tem um sobrenome, nome de família, que nunca é indicado na série, porque é impronunciável por seres humanos.

Spock é o filho do embaixador vulcaniano Sarek e da sua esposa humana, a professora Amanda Grayson. Embora Spock se identifique como vulcaniano — o primeiro vulcaniano a se juntar à Frota Estelar, ao contrário dos desejos do seu pai, que gostaria que ele ingressasse na Academia de Ciências de Vulcano —, apresenta um conflito interno permanente entre a razão e a lógica da sua metade vulcaniana e da emoção e da intuição de sua metade humana. Para os padrões humanos, no entanto, é inacreditavelmente lógico e totalmente destemido face ao perigo.

Na nave USS Enterprise, foi inicialmente Oficial de Ciências sob o comando de Christopher Pike (no episódio Como Tudo Começou), e posteriormente Oficial de Ciências e Primeiro Oficial sob o comando de James T. Kirk.

Spock tem um meio-irmão mais velho, Sybok (cuja mãe foi uma princesa de Vulcano), que renunciou à lógica pura e foi banido da sociedade de Vulcano, assemelhando-se a sua relação à do Data com o seu irmão Lore em Star Trek:The Next Generation (No Brasil, Jornada nas Estrelas: A Nova Geração).

Num episódio da série original, Spock tem o seu cérebro roubado, conseguindo, no entanto, sobreviver e manter as suas funções orgânicas até o mesmo ser restaurado.

Durante a missão de cinco anos a bordo da Enterprise, a enfermeira Christine Chapel foi apaixonando-se por Spock e, quando o vírus Psi 2000 infectou a tripulação, confessou-lhe seu amor. A relação entre os dois nunca se desenvolveu, não tendo, mais tarde, nenhum gostado de terem sido forçados a se beijar por humanóides com poderes telecinéticos. (episódio Plato's Stepchildren)

Após estes cinco anos na Enterprise, Spock voltou ao seu planeta natal, tendo decidido submeter-se ao ritual Kolinahr de modo a exterminar os últimos vestígios de emoção. Este treino foi abortado e retornou à sua carreira na Frota Estelar quando decidiu ajudar o Almirante Kirk a interceptar V'ger (O Caminho das Estrelas/Jornada nas Estrelas - O Filme).

Após esta missão, foi promovido a capitão e passou a treinar cadetes da Academia da Frota Estelar na Enterprise. No entanto, cedeu o comando da nave a Kirk numa missão que consistia em retirar das mãos de Khan Noonien Singh a inovação tecnológica Génese. No meio deste conflito, a nave Enterprise só conseguiu ser salva graças à coragem e sacrifício de Spock no Star Trek II: A Ira de Khan, o segundo filme Star Trek no cinema. Ao entrar na câmara de antimatéria sem nenhuma protecção, apesar de ter conseguido que os motores de dobra espacial voltassem a funcionar a tempo de que a Enterprise escapasse da explosão que criava o planeta Génese, Spock morreu devido à exposição à radiação. Descobrir-se-ia mais tarde que Spock tinha transferido a sua mente para o cérebro do seu colega de tripulação, Dr. Leonard McCoy, antes de falecer.

Num funeral espacial com pompa e circunstância, o corpo de Spock foi colocado num torpedo e disparado em direcção ao planeta Génese, que rapidamente se formava. Graças ao ambiente único do planeta (o resultado do Projeto Génese), o seu corpo realmente renasceu no planeta, sendo posteriormente descoberto e a mente devolvida (como foi visto em Star Trek III: A Aventura Continua/À Procura de Spock).

Spock continou a sua carreira na Frota Estelar, tendo estado envolvido, por exemplo, em evitar a destruição da Terra por uma sonda alienígena em 2286 ou nas conversações de paz entre o Império Klingon e a Federação na Conferência de Khitomer em 2293.

Mais tarde, Spock tornar-se-ia embaixador da Federação dos Planetas Unidos. No início dos anos 70 do século XXIV, Spock foi visto em Romulos fora do âmbito das suas funções de embaixador. Estava a tentar conseguir a paz entre os romulanos e os vulcanianos, curando as feridas abertas entre os dois povos milhares de anos no passado - os vulcanianos e os romulanos são a mesma espécie; os Romulanos saíram do planeta Vulcano após se recusarem a aceitar a filosofia da lógica de Surak). Após esse incidente, o paradeiro de Spock é desconhecido. É possível que o seu trabalho tenha sido responsável pela melhoria das relações entre a Federação e os Romulanos.

Fonte Wikipédia

James T. Kirk


 James Tiberius Kirk (2233 - 2293/2371) é um personagem fictício do universo ficcional de Jornada nas Estrelas. É o capitão da espaçonave USS Enterprise na série original e nos sete primeiros longa-metragens para o cinema.

Em todos esses episódios, foi interpretado por William Shatner, que também dublou o personagem na versão animada do seriado, nos anos 1970. No filme Star Trek XI, foi interpretado pelo ator Chris Pine.

Na série original, James Kirk ocupava o posto de capitão da nave estelar USS Enterprise. Já no cinema, comandou a nave Enterprise-A e chegou a deter as patentes de contra-almirante (Rear Admiral, em inglês) e vice-almirante (Vice Admiral) da Frota Estelar, mas foi posteriormente rebaixado a Capitão por desprezar a burocracia e desrespeitar a hierarquia da Frota Estelar. No longa-metragem Star Trek: Generations, Kirk chegou a assumir o comando da Enterprise-B, em missão contra a onda Nexus. Neste mesmo filme foi mostrada a morte do capitão que após uma luta caiu de uma montanha e morreu sendo enterrado ali mesmo pelo capitão Picard.

Como qualquer outra figura histórica da Frota Estelar, as histórias sobre James T. Kirk explora mais de uma carreira de 40 anos e são tão numerosos quanto o registro oficial - e provavelmente mais perto da verdade em alguns casos. O prestígio de Kirk começou quando se tornou o mais jovem capitão da Frota Estelar aos 34 anos e primeiro capitão a trazer de volta sua nave relativamente intacta após uma missão de 5 anos. Também ganhou reputação como um capitão autônomo, cujo sucesso não poderia ser discutido, embora burlasse o sistema muitas vezes. Ele também teve a arrogância de ter se envolvido em 17 violações temporais, um registro que virou uma marca nunca superada. Antepassados de Kirk foram pioneiros na fronteira americana, e suas raízes foram fincadas no meio-oeste. Por isso história americana sempre foi um dos interesses ao longo de sua vida. Tinha um irmão mais velho, George Samuel Kirk, “Sam” e sua esposa Aurelan, morreram em Deneva em 2267, porém seu filho Peter sobreviveu a ele. Com um coração romântico, Kirk nunca teve um relacionamento duradouro, devido a sua dedicação à carreira – em especial durante o período que comandou a USS Enterprise.
Teve um filho com a Dra. Carol Marcus, David, e a pedido dela nunca o procurou, por isso não sabia que ele havia se tornado um gênio cientifico. Em 2285 durante a crise contra Khan conheceu-o. Mas no ano de 2286 o rapaz foi morto por Klingons no planeta Gênesis que ele ajudou a criar. Kirk ficou muito triste com a perda do filho, pois teve pouco tempo para conhecê-lo. Kirk também lamentou não ter se casado com uma mulher chamada Antonia com quem namorou por cerca de 2 anos, de 2282/84. Um amigo da família chamado Mallory o ajudou a entrar para Academia da Frota Estelar, onde logo conseguiu a rara oportunidade de no primeiro ano como cadete, servir a bordo de uma nave com a patente de alferes honorário, serviu na USS Republic. Era amigo de Benjamin Finney, mais tarde foi acusado e inocentado do assassinato do mesmo. Como cadete Kirk era atormentado por um veterano chamado Finnegan. Como Cadete Sênior, serviu como instrutor, onde conheceu Gary Mitchell, que foi um de seus alunos e mais tarde salvou Kirk da morte em Dimorus. Seus heróis incluíam Abraham Lincoln e Capitão Garth, cujas missões eram leitura obrigatória nas aulas da academia, assim como eram as obras de Dr. Roger Korby. Kirk teve a distinção de ser o único cadete a vencer o desafio do “Kobayashi Maru”, um cenário desenvolvido por Spock, que mais tarde o elogiou pela solução criativa. Ele havia re-programado a simulação para poder vencer.

Após a formatura, a primeira faina de Kirk foi abordo da USS Farragut. Onde foi promovido a Tenente, em uma missão de investigação ao planeta Tyree Neural em 2254, porém carregou consigo a culpa pela morte de 200 companheiros mais de seu capitão, apesar de saber que não podia fazer nada contra a recém descoberta criatura apelidada de nuvem vampiro. Kirk teve uma ascensão rápida a capitania e comando de tripulação leal e respeitosa de 430 membros. Isso se reflete também aos prêmios e comendas ganhas por ele, entre elas; a Palma da Paz, pela missão em Axanar, a Ordem Tática Grankite, uma Comenda por Excelência, a Ribbon Prantares de louvor, a 1º e 2º classe da Medalha de Honra, Palma de Prata, uma citação da Frota por Extraordinária Bravura, a Ordem Karagite de heroísmo e vários prêmios de valor. Foi na USS Enterprise que montou uma tripulação forjada com amizades leais que iriam se tornariam lendas na Frota Estelar: Primeiro Oficial e Oficial de Ciências Spock, Dr. Leonard McCoy, o engenheiro chefe Montgomery Scott, Hikaru Sulu, Pavel Chekov e Uhura. Mesmo depois que a missão de 5 anos se encerrou, se tornou um clichê de que só Kirk e sua tripulação poderiam salvar a Federação dos Planetas Unidos e a Frota Estelar ou mesmo a Terra de uma crise, e foi o que aconteceu no caso de V’Ger em 2271 e da Sonda Baleia alienígena em 2286. Kirk aceitou uma promoção para almirante responsável pelas operações da frota, mas aceitou uma ultima missão no comando da USS Enterprise em 2271 para impedir V´Ger, onerando do comando da nave o capitão Will Decker, depois de ter recomendado-o para o comando da mesma. Cerca de 14 anos mais tarde, após outra missão de 5 anos, retornou para a Academia da Frota Estelar, onde se tornou instrutor de comando. Mas usou novamente a USS Enterprise, agora sob comando de Spock para frustrar uma guerra contra Khan Noonian Singh, pela dispositivo experimental Gênesis. Essa missão desencadeou uma cadeia de eventos, que levaram a reunião de Kirk e Carol Marcus e seu filho David, o sacrifício de Spock para salvar a nave e o armazenamento de seu katra na mente de McCoy, e a descoberta de que o corpo de Spock havia de se regenerado no Planeta Gênesis.

Uma vez mais, os oficiais leais a Kirk arriscaram suas carreiras para roubar a USS Enterprise, recuperar o corpo de Spock para a refusão com sua katra, um combate com uma nave Klingon, que destruiu a USS Enterprise. acabaram por roubar uma Ave de Rapina Klingon e salva Spock. Após esses eventos, optaram por voltar a Frota Estelar e enfrentarem a punição cabível, porém no meio do caminho, acabaram por voltar no tempo, para salvar duas baleias extintas para tentar salvar a Terra de um ataque de uma sonda alienígena. Kirk é rebaixado a capitão, e lhe é dado o comando da nova USS Enterprise-A Classe Constitution Refit. Envolvido com o início das negociações de paz com os Klingons, depois de frustrar uma tentativa por parte de terroristas de destruir o processo. As ações de Kirk ajudaram a trazer a paz para a galáxia pouco antes de sua aposentadoria em 2293. Durante a cerimônia de comissionamento e batismo da USS Enterprise-B Classe Excelsior, desapareceu na folha temporal Nexus, onde é dado como morto. No entanto no ano de 2371, o capitão Jean-Luc Picard o persuadiu, em meio a fantasias intermináveis de Nexus, a ajudá-lo a salvar Veridian III do El-Aurian Dr. Tolian Soran, eles impediram o desastre, porém Kirk foi morto em combate e enterrado em uma vala comum no planeta.

Fonte Wikipédia

18 de abril de 2010

Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock

Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan

Jornada nas Estrelas - O Filme

Star Trek no Cinema


Até ao momento, foram onze os filmes de longa-metragem de Star Trek para o cinema. Todos os dez primeiros filmes foram lançados em DVD em Portugal (seja na edição original, seja na de colecionador) e no mercado brasileiro (alguns com edição adicional de colecionador).

Número Título Diretor Lançamento
1 Star Trek: The Motion Picture Robert Wise 7 de dezembro de 1979
2 Star Trek II: The Wrath of Khan Nicholas Meyer 4 de junho de 1982
3 Star Trek III: The Search for Spock Leonard Nimoy 1 de junho de 1984
4 Star Trek IV: The Voyage Home 26 de novembro de 1986
5 Star Trek V: The Final Frontier William Shatner 9 de junho de 1989
6 Star Trek VI: The Undiscovered Country Nicholas Meyer 6 de dezembro de 1991
7 Star Trek Generations David Carson 18 de novembro de 1994
8 Star Trek: First Contact Jonathan Frakes 22 de novembro de 1996
9 Star Trek: Insurrection 11 de dezembro de 1998
10 Star Trek Nemesis Stuart Baird 13 de dezembro de 2002
11 Star Trek J. J. Abrams 8 de maio de 2009
12 Star Trek Into Darkness 17 de maio de 2001

Star Trek: Enterprise (2001–2005)



Star Trek: Enterprise (nas primeiras temporadas apenas denominada Enterprise) é um prelúdio das restantes séries Star Trek. O episódio piloto, intitulado Broken Bow, ocorre dez anos antes da fundação da Federação dos Planetas Unidos, entre os eventos mostrados no filme Star Trek: First Contact e a série original Star Trek. Esta série narra a exploração do espaço por uma tripulação que é capaz de ir mais longe e mais rápido que qualquer ser humano anteriormente. Apresenta situações que não são inteiramente desconhecidas dos fãs de Star Trek, permitindo, no entanto, que os seus personagens lidem com as mesmas sem a experiência e as regras construídas nos anos seguintes da história Trek.

Retornando ao espírito de exploração da série original, a tripulação da primeira nave Enterprise, comandada pelo impulsivo Jonathan Archer, enfrenta pela primeira vez espécies como borgs, romulanos, klingons e ferenguis, já conhecidos nas séries anteriores, com a diferença de que os humanos ainda são uma espécie desconhecida e de tecnologia inferior à das espécies belicosas da galáxia.

A série, como um prelúdio, mostra ainda os vulcanos como uma espécie militarmente agressiva e os fatos que os levaram à postura quase monástica descrita na série original, além da criação da Federação dos Planetas Unidos e o início da liderança diplomática da Terra na galáxia. Ela também nos mostra mais detalhes do Estado Planetárioida formado pelas nações sobreviventes aos horrores da (fictícia) Terceira Guerra Mundial; A Terra Unida.

Após ser exibida por quatro temporadas, a série foi cancelada pela rede UPN em 2 de Fevereiro de 2005, com seu episódio final sendo transmitido nos EUA em 13 de Maio.

A série é actualmente exibida em Portugal pelo canalMOV, daZON TV Cabo. Nunca foi transmitida em canal aberto.

No Brasil, a série foi transmitida pelo canal pago AXN.  As quatro temporadas foram lançadas em DVD região 4 no Brasil e com som 5.1 (Dolby Digital), porém sem a banda com dublagem. Porém, a versão remasterizada, lançada a partir de 2009, veio com a dublagem em português (2.0 dolby), além de um ótimo tratamento digital que realçou bastante os planos cênicos originais.

Star Trek: Voyager (1995–2001)


Star Trek: Voyager  também manteve o seu título original em Portugal. No Brasil chamou-se "Jornada nas Estrelas: Voyager". Nos EUA, teve a duração de sete temporadas, narrando as aventuras daquela nave comandada pela sua capitã, Kathryn Janeway. Logo no primeiro episódio, a nave é misteriosamente transportada para o Quadrante Delta da galáxia, a setenta e cinco mil anos-luz da Terra. Embora inicialmente com uma boa audiência nos EUA, esta decresceu drasticamente nas últimas temporadas.

Em Portugal, a primeira temporada passou na RTP1. Entre 2004 e 2005, as caixas de DVDs de todas as sete temporadas da série foram oficialmente lançadas em Portugal, tratando-se contudo da versão britânica, não tendo legendas em português nem estando prevista a disponibilização de uma edição nesse sentido.

No Brasil, a série foi transmitida pelo Universal Channel até abril de 2008. As duas primeiras temporadas foram lançadas em DVD em 2007.

Fonte Wikipedia

Star Trek: Deep Space Nine (1993–1999)



Star Trek: Deep Space Nine recebeu em Portugal o título de "O Novo Caminho das Estrelas", mas à semelhança de Star Trek Next Generation esta tradução não obteve sucesso; apenas as primeiras temporadas foram transmitidas na TVI. No Brasil, a série foi chamada de "Jornada nas Estrelas: A Nova Missão" quando exibida em TV aberta (sendo que esta denominação não é muito usada entre os fãs) e "Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine" na TV por assinatura. Nos EUA, as suas sete temporadas foram transmitidas concomitantemente com outras séries Star Trek: a segunda metade da sexta e a totalidade da sétima temporada de TNG e as primeiras cinco temporadas de VOY. Esta série narra os acontecimentos passados na estação espacial Deep Space Nine, a qual se situa perto de um "buraco de verme" (os tradutores brasileiros preferem usar o termo "fenda espacial" ou "buraco de minhoca") que permite uma viagem imediata para o distante Quadrante Gama da galáxia. Este fato torna a estação um posto tático importante e um centro de comércio vital para aquela grande área do espaço por explorar. Deep Space Nine partilha alguns dos mesmos temas utópicos das séries anteriores, embora se foque mais em guerra, religião e política, entre outros assuntos.

Entre 2003 e 2004, as caixas de DVDs de todas as sete temporadas da série foram oficialmente lançadas em Portugal, tratando-se contudo da versão britânica, não tendo legendas em português nem estando previsto a disponibilização de uma edição nesse sentido.

No Brasil, a série foi exibida pela Rede Record e é transmitida até hoje pelo Sci-Fi Channel. As duas primeiras temporadas em DVD região 4 foram lançadas no Brasil em 2007, e a terceira temporada em 2008.

Star Trek: The Next Generation (1987–1994)


Ao contrário da série original, o título traduzido desta série ("O Caminho das Estrelas: A Geração Seguinte") não se tornou de uso corrente em Portugal, sendo posteriormente substituído pela desinação original - Star Trek: The Next Generation . No Brasil, a série ganhou o título de "Jornada nas Estrelas: A Nova Geração". Os eventos da série ocorrem 90 anos após a primeira missão da Enterprise original, com uma nova nave estelar (a Enterprise-D) e uma nova tripulação. Nos EUA, estreou em 28 de Setembro de 1987 com o episódio piloto de duas horas Encontro em Farpoint. Teve direito a sete temporadas, com a transmissão do último episódio, All Good Things..., em 29 de Maio de 1994. A série teve uma audiência considerável nos EUA na sua primeira transmissão e desde então tem conquistado fãs no mundo inteiro. Em 1994, estrearia no cinema o primeiro filme com a nova geração - o sétimo do universo Star Trek -, ao qual se seguiriam outros três, o último deles em 2002.

Em termos de estilo e temática, esta nova série divergiu considerávelmente da orientação seguida na série original. Os novos personagens, dentre os quais se destacam o Capitão Jean-Luc Picard, um homem de difícil trato - nada semelhante ao Capitão Kirk - mas justo, e o andróide Data, que durante a exploração da galáxia persegue o objectivo de se aperfeiçoar e tornar "mais humano", trouxeram uma maior credibilidade à série. Em termos visuais, houve naturalmente um enorme salto qualitativo, mas raras vezes os efeitos especiais guiaram o rumo da série, servindo apenas como pano de fundo para intrigas que levantam grandes questões sobre honra, amor, amizade, vida e morte, ou lugar do Homem no Universo.

Em Portugal, as primeiras temporadas da série foram exibidas na RTP2 no final dos anos 80. Em 2004, a SIC Radical iniciou a sua repetição. Entre 2002 e 2003, as caixas de DVDs de todas as sete temporadas da série foram oficialmente lançadas em Portugal, tratando-se contudo da versão britânica, não tendo legendas em português nem estando prevista a disponibilização de uma edição nesse sentido.

No Brasil, a série foi originalmente transmitida pela extinta Rede Manchete, Rede Record, Rede 21 e atualmente é exibida pelo Sci-Fi Channel. As duas primeiras temporadas foram lançadas em DVD no Brasil no segundo semestre de 2006; a terceira, a quarta e a quinta temporadas chegaram às lojas em 2007; a sexta e a sétima temporadas chegaram em 2008.

Star Trek: Fase II


Planejada, mas nunca produzida, esperava-se que a série Star Trek: Phase Two chegasse aos lares norte-americanos na Primavera de 1978, através de uma proposta de uma nova rede televisiva que se viria a tornar a futura United Paramount Network. A ideia era colocar a tripulação original de novo a bordo da Enterprise para uma segunda missão de cinco anos. Foram escritos doze episódios e inicaram-se as filmagens do primeiro. Este acabou por se tornar Star Trek: The Motion Picture ("O Caminho das Estrelas - O Filme" ou "Jornada nas Estrelas: O Filme"), tendo dois dos restantes episódios sido aproveitados para a série Star Trek: The Next Generation. Nenhum argumento original dos episódios escritos faz parte da cronologia oficial de Star Trek.

Apesar da intenção de manter a tripulação original, uma das personagens ausentes seria o Spock, dado Leonard Nimoy ter recusado o convite. A série contaria com personagens novos, como o Comandante William Decker, a Tenente Ilia e o vulcano Tenente Xon.

Quando se optou por um filme cinematográfico em vez de uma série televisiva, estes três personagens foram adaptados. Decker e Ilya - agora incluída na tripulação ao leme da nave - aparecem como personagens principais ao longo de todo o filme, ao contrário de algumas das personagens da tripulação original, com papéis menores. Pelo contrário, o papel do Tentente Xon foi transformado em Comandante Sonak e foi reduzido apenas a algumas aparições e poucas falas antes de falecer num acidente de teletransporte.

Os doze episódios escritos de Star Trek: Phase II foram:
  • In Thy Image, por Harold Livingston: O episódio piloto de duas horas que acabou se tornar Star Trek: The Motion Picture. Uma extensa nave atravessa o universo à procura do seu criador na Terra.
  • Are Unheard Memories Sweet? ou Hom, por Worley Thorne: Enquanto procurava por uma nave perdida, a Enterprise descobre um mundo com necessidade de homens.
  • Cassandra, por Theodore Sturgeon: A Enterprise é a mediadora numa disputa entre dois mundos pel' O Monitor, enquanto um atrapalhado tripulante toma conta de uma criança alienígena.
  • The Child, por Jaron Summers e Jon Povil: Um ser constituído por luz engravida Ilya para ter a experiência de viver como um Deltan. O casco da Enterprise comece a ceder quando eles atravessam uma estranha nebulosa.
  • Deadlock, por David Ambrose: Enquanto procurava uma nave perdida, a Enterprise é chamada de volta a uma base estelar para iniciar um estranho jogo de guerra.
  • Devil's Due, por William Douglas Lansford: A Enterprise tem o primeiro contacto com o planeta Naterra, bem como com uma criatura mítica que tinha vendido o planeta milénios antes em troca de paz.
  • Kitumba, por John Meredith Lucas: A Enterprise é enviada para o mundo natal dos Klingon com a missão de ajudar Ksia, o líder Klingon menor de idade, a impedir o seu regente de guerrear a Federação.
  • Lord Bobby's Obsession: A Enterprise encontra uma nave Klingon abandonada com uma forma de vida a bordo - um tal de Lorde Bobby da Terra do século XVIII.
  • Practice in Waking, por Richard Bach: A Enterprise encontra uma nave, onde Decker, Scotty e Sulu são aprisionados numa simulação das fogueiras das bruxas do século XVI.
  • Savage Syndrome, por Margaret Armen e Alfred Harris: Enquanto investiga uma nave anciã, a Enterprise é atingida por uma luz que faz uma lavagem cerebral à tripulação, revertendo-os a selvagens.
  • To Attain the All, por Norman Spinrad: A Enterprise é apanhada num grande jogo, no qual o vencedor atinge um enorme conhecimento.
  • Tomorrow and the Stars, por Larry Alexander: Durante um ataque Klingon, Kirk ordena um transporte de emergência e é teletransportado para Pearl Harbor (Hawaii), momentos antes do ataque japonês.
Nenhum argumento destes episódios faz parte da cronologia oficial de Star Trek.

Star Trek: Série Animada (1973–1974)


Esta série foi transmitida nos EUA como o título Star Trek, mas mais tarde passou a ser conhecida por Star Trek: The Animated Series, de modo a distingui-la da Série Original. Foi produzida pela Filmation e durou duas temporadas com um total de vinte e dois episódios com uma duração individual inferior a trinta minutos. A maioria das vozes dos personagens era interpretada pelos próprios atores da série original. Apesar da liberdade da animação permitir grandiosas paisagens alienígenas, o orçamento era escasso e a qualidade da animação era pobre. Alguns episódios foram escritos por conhecidos autores de ficção científica. Os acontecimentos desta série não fazem parte da cronologia oficial do universo Star Trek, algo que causou muita controvérsia junto de alguns fãs, visto ser a única série televisiva em que tal acontece.

No Brasil, a série foi exibida em meados dos anos 70 pela Rede Tupi, nos anos 80 pela Rede Bandeirantes, depois reprisada pela TV Manchete, Rede Bandeirantes e Rede Record, nos anos 90.Em Portugal, a série passou praticamente despercebida na RTP2, nos anos 80. Esta série já foi lançada em DVD no mercado brasileiro (região 4).

Fonte Wikipédia

Star Trek: A Série Original (1966–1969)



Star Trek (The Original Series) estreou na estação televisiva NBC em 8 de Setembro de 1966. Contava a história de uma tripulação da nave estelar USS Enterprise da Federação dos Planetas Unidos e as suas aventuras "onde nenhum homem se tinha atrevido a estar antes" ("onde nenhum homem jamais esteve", no Brasil). Numa visão utópica do século XXIII, estes personagens encontravam-se numa missão de cinco anos para explorar novos mundos e procurar novas formas de vida e civilizações.

A série teve um filme piloto, com Jeffrey Hunter como o capitão da nave estelar. O filme terminou por não ser exibido, mas suas imagens foram aproveitadas num episódio em duas partes da série. Os únicos atores da série a participar do filme foram Leonard Nimoy, como Spock, e Majel Barrett, como "Número Um" ("Imediato"), personagem que não foi incluída na série por exigência da Paramount. Majel Barrett (que viria a casar-se com Gene Roddenberry) continuou na série no papel da enfermeira Christine Chapel.

Os níveis de audiência eram baixos e a renovação de contratos publicitários difícil, pelo que houve intenção da cancelar no final da segunda temporada. Deve-se aos fãs da série e à sua campanha sem precedentes ter convencido a NBC a produzir uma terceira temporada. O último episódio desta foi transmitido em 3 de Junho de 1969, muitos culpando as fracas audiências desta temporada o ter passado a ser transmitido às sexta-feiras à noite.

A série tornou-se um fenómeno de popularidade crescente com a repetição em outros canais dos seus episódios, fazendo aumentar o número de fãs, os quais são denominados Trekkies. Inclusivamente, o regresso de uma nova série (Star Trek: Fase Dois) com os mesmos actores esteve iminente com o início das filmagens dez anos mais tarde, mas os responsáveis acabariam por voltar atrás nas suas intenções e optarem por lançar um filme para os cinemas, Star Trek: The Motion Picture ("O Caminho das Estrelas — O Filme", em Portugal; no Brasil, "Jornada nas Estrelas: O Filme"), o primeiro de seis com os personagens da série original. O sétimo incluiria ainda alguns personagens da Série Original.
Leonard Nimoy, o Sr. Spock, dando autógrafos em uma convenção da Star Trek

Nos EUA, a primeira série foi rebaptizada com o sub-título The Original Series ("A Série Original"), cuja sigla é TOS, de modo a distingui-la das séries que se seguiram (The Animated Series, The Next Generation, Deep Space Nine, Voyager e Enterprise).

Em Portugal, a série foi transmitida pela primeira vez na RTP1 nos anos 1970, com muito sucesso. Curiosamente, só no primeiro quinquénio do século XXI voltou a ser retransmitida, desta vez na SIC Radical. Entre 2004 e 2005, os portugueses puderam ter acesso às três caixas de DVDs com as respectivas temporadas.

Enquanto que a expressão "O Caminho das Estrelas" foi a utilizada em Portugal para traduzir Star Trek na série original e no primeiro longa-metragem, nos filmes e séries subsequentes optou-se pela expressão original, não sendo realizada a tradução, com excepção da série Star Trek: The Next Generation, na qual foi tentada sem sucesso a tradução "O Caminho das Estrelas: A Geração Seguinte", posteriormente substituída pela designação inglesa.

No Brasil, a série estreou pela extinta TV Excelsior no final dos anos 1960 e foi reexibida pela Rede Bandeirantes, Rede Manchete, Rede Record e Canal USA. Recentemente foi exibida pela Rede 21. As três temporadas também foram lançadas em DVD no mercado brasileiro.

Fonte Wikipédia

Na Televisão


O fenômeno Star Trek surgiu como uma série de televisão em 1966, após seis anos de planejamento. Embora a série original (1966-1969) tenha sido cancelada após a terceira temporada, devido à baixa audiência, serviu de base para outras cinco séries televisivas de Star Trek. As seis séries totalizam 726 episódios, aos quais se acrescentam onze longa-metragens para o cinema. Isto faz de Star Trek o mais prolífico universo de ficção científica da história depois de Doctor Who.

Nos anos 1960, a série fez história por ter introduzido um personagem russo em plena Guerra Fria, o tenente Pavel Chekov, navegador, e uma atriz negra, Nichelle Nichols, para um papel destacado num período onde a segregação racial ainda era muito forte nos EUA. Nichols, personificando a tenente Uhura, oficial de comunicações, teve ainda o mérito de protagonizar com William Shatner o primeiro beijo interracial da televisão norte-americana.

Jornada nas Estrelas


Star Trek ( no Brasil Jornada nas Estrelas) é uma marca de ficção científica norte-americana criada pelo roteirista e produtor Gene Roddenberry na década de 1960 e posteriormente desenvolvida por ele e por outros produtores. O universo ficcional de Star Trek é o cenário de seis séries televisivas, onze filmes para o cinema, centenas de livros - romances, banda desenhada, desenho animado, enciclopédias, dicionários, "manuais técnicos" e mesmo textos científicos e filosóficos -, dúzias de jogos para computador e consoles e um parque temático em Las Vegas.

No "universo" de Star Trek, a humanidade desenvolveu a tecnologia das viagens espaciais mais rápidas que a luz após uma fase pós-apocalíptica em meados do século XXI. Posteriormente, os seres humanos uniram-se a outras espécies da galáxia para formar a Federação dos Planetas Unidos. Resultado da intervenção alienígena e do progresso científico, a humanidade, na altura do século XXIII, já teria superado muitos de seus defeitos e vicissitudes, teria erradicado doenças e a pobreza e se dedicaria a explorar novos mundos. As histórias de Star Trek costumam descrever as aventuras de seres humanos e alienígenas que servem na Frota Estelar da Federação.

Os protagonistas são, em geral, altruístas, com ideais que por vezes são aplicados de maneira imperfeita aos dilemas apresentados nas histórias. Os conflitos e a dimensão política de Star Trek formam alegorias que representam as realidades culturais de hoje: a série original comentava a realidade dos anos 1960, do mesmo modo que as séries posteriores refletem os valores e questões da época em que foram produzidas. Em geral, as séries abordam temas como guerra e paz, autoritarismo, imperialismo, conflito de classes, racismo, direitos humanos, sexismo e feminismo e o papel da tecnologia.

Star Trek é um dos nomes mais populares do século XX no que toca a entretenimento de ficção científica.

Fonte : Wikipédia